Tamanho do Texto:
A+
A-

Francisco de Assis e o Corpo do Senhor: pela Solenidade de Corpus Chisti 2015

Publicado por Frei Edson Matias | 04/06/2015 - 14:58

Francisco de Assis e o Corpo do Senhor: pela Solenidade de Corpus Chisti 2015

 

Frei Edson Matias, OFMCap

 

Nos franciscanos aprendemos de nosso Pai São Francisco de Assis, uma profunda reverência pelo Santíssimo Corpo do Senhor. Francisco quando via uma Igreja dizia com toda devoção “Nós te adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as Igrejas que estão no mundo inteiro e vós bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo”.

 

Francisco encontrando uma igreja abandonada no início de sua conversão colocou-se a reconstruí-la. Optou pela pobreza para si, mas as coisas divinas deveriam ficar em espaços dignos e de respeito, pois eram as coisas mais importantes. Qualquer fragmento da Palavra de Deus que encontrasse recolhia e não deixava jamais em qualquer lugar.

 

Do corpo do Senhor e das Santíssimas Palavras disse em seu Testamento: “E esses santíssimos mistérios quero honrar, venerar acima de todas as coisas e colocar em lugares preciosos. Onde quer que eu encontre os santíssimos nomes e suas palavras escritas em lugares indevidos, quero recolhê-los. E rogo que sejam recolhidos e colocados em lugares honestos”.  

 

Neste dia Solene dedicado ao Corpo do Senhor, a Santíssima Eucaristia, olhando para a vida de São Francisco de Assis, possamos refletir: “Como trato as Santas Palavras do Senhor, as Sagradas Escrituras? Nutro, a leitura, a meditação? Ou elas estão empoeiradas em alguma gaveta de minha casa ou na estante da sala?

 

Sabendo que a Eucaristia é o centro de nossa Igreja, como me aproximo desses santos mistérios? Tenho a devida reverência ou já não distingo mais além de um encontro fraterno? Nós como lideranças sabemos da importância da Eucaristia na vida da Igreja-comunidade? E em nossa vida?

 

Catequistas e jovens, sabendo que vocês formam e são o futuro da Igreja, vocês tem o dever, como São Francisco de Assis, levar os verdadeiros ensinamentos às famílias. Inspirados no exemplo do pobrezinho de Assis, tenhamos em nossa vida essa profunda reverência pelos Santos Mistérios. Assim, eles desabrocharão em práticas de amor, de respeito e de fraternidade.

 

Oração.

 

Senhor, nosso Deus, rico em misericórdia, abençoe todos os jovens, adolescentes e crianças de nossas comunidades. Faz de nós outros “Francisco de Assis”, que possamos levar a todos as Santas Palavras Divina e o profundo respeito e veneração pela Eucaristia, que é o Corpo de seu Filho entre nós. Amém.  

Sobre o autor
Frei Edson Matias

Frade Capuchinho, Sacertode. Naceu no ano de 1976 em Anápolis-GO. Filho de Baltazar Justino Dias e Genoveva Matias Dias. Ingressou na Ordem Franciscana em 25 de Janeiro de 1999, inicialmente nos Frades Conventuais - Província de Brasília. Depois fez a passagem para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no dia 13 de Julho de 2009. 

Formação

Doutorando em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. Psicólogo pelo Centro Universitário de Brasilia - UniCEUB. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Pós-Graduado em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - FACIS. Pós-Graduado em Teologia Contemporânea pelo Centro Universitário Claretiano. Teólogo Pelo Centro Universitário Claretiano. 

Áreas de atuação

Foi Professor de Psicologia e disciplinas afins na Filosofia e Teologia nos Institutos: ISB/DF, ITEO/MS e IFITEG/GO e na Faculdade Brasil Central/GO. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia clínica e psicologia da religião, como também em Teologia Pastoral e Espiritualidade. Presta assessorias às comunidades e congregações religiosas. 

Livros e Artigos

Possue diversos artigos publicados em revistas e livros. 

Contato

ed.matias@gmail.com
Canal no Youtube: Caminho de Assis